Blog

Energias Renováveis: Oportunidades para a Mineração

O setor energético é uma indústria tecnológica que evoluiu rapidamente e atualmente oferece alternativas sustentáveis de geração de energia. As energias renováveis são uma oportunidade, principalmente para a mineração, que é uma das indústrias que mais consomem energia no mundo.  

De acordo com o relatório da Deloitte (Auditoria e Consultoria) a energia é uma das maiores despesas das mineradoras. Representando aproximadamente 30% do total dos custos operacionais. As empresas podem reduzir seu consumo em até 50% com gerenciamentos inovadores. Ou seja, as mineradoras têm uma oportunidade de usar energias renováveis reduzindo custos, melhorando a segurança, confiabilidade, sustentabilidade e mitigando riscos e obtendo vantagens competitivas.

Grandes empreendimentos minerários já contam com operações com energia limpa, imprescindível para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Algumas das estratégias são o uso de fontes alternativas como a substituição de óleo combustível por gás natural; a alimentação de caldeiras elétricas por métodos submersos; a implementação de projetos de energia solar e eólica e a utilização de caroços de açaí como carvão vegetal nas caldeiras.

Porém, perceber todos os benefícios das energias renováveis é um grande desafio. Requer repensar os processos operacionais e reconsiderar a forma como o trabalho é feito, aplicando inteligências novas de plataformas de planejamentos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Governança Socioeconômica e Ambiental (ESG). Gerando assim valores incrementais para o negócio, para a cadeia produtiva, para os municípios onde a mineração ocorre, melhorando a qualidade de vida das comunidades locais como um todo.

Destaque na Geração de Energia Renovável

Um exemplo disso, citado por Eduardo Athayde (diretor do WWI Brasil) ao site Brasil Mining, é o estado da Bahia, destaque na geração de energia solar e eólica. A Bahia tem hoje 268 usinas em operação, somando as duas fontes. 227 usinas eólicas e 41 solares em funcionamento. Até 2025, mais de R$50 bilhões serão investidos no estado com a implantação de outras 74 usinas (63 eólicas e 11 solares). Dessa forma oferecerá potenciais abundantes de energias renováveis para mineração.

No contexto do uso de energia pela indústria de modo geral, e pela mineração, em particular, há oportunidades para aproveitamento de potenciais relevantes de eficiência no consumo de energia e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Essas oportunidades estão relacionadas à substituição de fontes energéticas,  às inovações em processos e produtos com menor conteúdo energético e potencialmente intensificadas pela inserção de digitalização das operações industriais.

Fonte: portaldamineracao.com.br/mineracao-e-energia-sustentavel-um-horizonte-de-oportunidades

brasilminingsite.com.br/energias-renovaveis-para-a-mineracao

Entre em contato

Artigos recentes