Nosso Blog
Blog IMIC
Blog IMIC
12 de setembro de 2024
Notícias
Movimento 5S: Segurança, Qualidade e Redução de Desperdícios
Os trabalhos do Movimento 5S da IMIC foram retomados este ano com novas tratativas para que a aplicabilidade de todos os cinco sensos sejam efetivas em toda a empresa. Por meio do engajamento das lideranças, foi composto o “Comitê do Movimento 5S”, com o intuito de cada setor ter um representante para apoiar e viabilizar as ações de melhorias, além de ser um multiplicador na equipe e em toda a empresa, abordando ideias e sugestões para o alcance dos objetivos.
Para que os objetivos sejam alcançados com efetividade, são realizadas comunicações internas pelas mídias da IMIC e DSS – Diálogos Semanais de Segurança -, relembrando aos colaboradores os princípios, aplicação e significado de cada senso do programa 5S. Além de serem realizadas inspeções mensais em todos os setores, com o intuito de orientar, sugerir e propor melhorias.
De acordo com a Coordenadora de SGI, Francielle Andrade, “O Movimento 5S tem como principal objetivo aumentar a segurança, qualidade e reduzir os desperdícios de modo geral, proporcionando um ambiente de trabalho cada vez mais agradável e eficiente. E para isto, acreditamos que o segredo está na consciência e na manutenção de uma rotina sadia. Através do empenho e engajamento dos colaboradores, são nítidas as melhorias que vem ocorrendo na organização e limpeza dos setores, e isto é demonstrado pelos índices de desempenho apurados nos meses de maio e junho”.
Comitê 5S IMIC
A metodologia 5S é a responsável por ajudar na melhoria dos processos das equipes, estendendo-se a toda a organização, contribuindo inclusive nas relações entre os colaboradores. É uma metodologia simples. É prática. E qualquer empresa pode implementar, sem qualquer dificuldade.
Para garantir a efetividade desta metodologia, a IMIC possui o Comitê 5S. Este é composto por colaboradores de vários setores que são responsáveis por realizar, mensalmente, a inspeção nos setores verificando se os sensos foram e estão sendo utilizados da forma correta.
O trabalho do Comitê embora pareça simples, requer conhecimento da metodologia, disciplina e rigor. Por isso o setor de Qualidade, responsável pela implantação e manutenção do programa 5S, realiza junto ao comitê, reuniões semanais para alinhamento das tratativas que serão adotadas nas inspeções no mês vigente e discussões sobre as ocorrências do mês anterior. É um momento de conversas e sugestões para o programa 5S.
Nas reuniões do Comitê também são realizadas dinâmicas com a finalidade de integrar os participantes aos ideais do movimento 5S, fortalecer o trabalho em equipe e permitir que as reuniões sejam descontraídas.
Como exemplo, podemos citar a reunião do Comitê realizada no mês de setembro, na qual foram sorteados 03 integrantes para responder perguntas a respeito do 5S. Caso o sorteado não soubesse responder, poderia passar a vez, mas se respondesse corretamente ganharia uma caixa de bombom. Foi uma reunião leve onde alguns assuntos importantes foram compartilhados e os conhecimentos da equipe analisados.
De acordo com a equipe da Qualidade IMIC, por meio das dinâmicas realizadas nas reuniões, o grupo está se tornando mais próximo, mostrando uma interação maior durante as reuniões. E o principal, os membros do Comitê estão com os conceitos do 5S na “ponta da língua”.
5S no Almoxarifado de Obras
Os colaboradores da IMIC se empenharam no Movimento 5S no último trimestre. Muitos setores se destacaram e realizaram melhorias. Para evidenciar os resultados incríveis da prática dos 5S na IMIC, mostraremos o case de sucesso do setor de Almoxarifado de Obras.
Há apenas 04 meses, ao iniciar seu trabalho na IMIC, o colaborador Renan Luiz, Auxiliar de Almoxarifado, sob a gestão do Junio Harlen (Gestor do departamento na época), recebeu o desafio de aplicar a metodologia 5S juntamente com a equipe do setor.
O colaborador não conhecia o Programa 5S e foi necessário entender cada senso para aplicar no almoxarifado de obras, aumentando a segurança, qualidade e reduzindo os desperdícios.
Além de aplicar todos os sensos do 5S, Renan Luiz foi proativo e fez mais: demarcou os locais do setor, reformou armários que não eram utilizados transformando-os em seminovos, criou uma metodologia eficaz para a medição de fios e cabos longos e criou um padrão de limpeza e pintura para os materiais que voltam das obras.
“Eu não conhecia os 5S, por isso foi um desafio diferente. Precisei separar os materiais que eram necessários, os que não eram e identificá-los. O melhor do programa 5S é aplicá-lo e ver o resultado” disse Renan Luiz
O trabalho de Renan Luiz foi o início, evidenciando a importância não apenas da implantação dos sensos nos setores, mas também de plantar a semente para que a cultura do 5S se desenvolva dentro das pessoas. E assim cada um se torne gerente de si mesmo, para continuar a cumprir os novos desafios e realizar as melhorias contínuas que o programa propõe.
Inspeções 5S e Melhoria Contínua
As inspeções do 5S são uma parte fundamental do processo de melhoria contínua. Elas permitem avaliar regularmente o estado do ambiente de trabalho, identificar desvios em relação aos padrões estabelecidos e tomar ações corretivas.
As inspeções ajudam a manter a disciplina, garantir a sustentabilidade do 5S e promover a excelência operacional. Ao realizar inspeções regulares, estamos comprometidos em manter um ambiente organizado, limpo e seguro para todos.
Lembramos que o objetivo do Movimento 5S é: aumentar a segurança; melhorar a qualidade e reduzir os desperdícios.
Ainda há muito trabalho e melhorias a serem feitas, mas com a mobilização do comitê, lideranças, colaboradores e parceiros, conseguiremos ter resultados cada vez melhores! Parabenizamos a toda equipe pelo empenho, engajamento e dedicação! Continuemos juntos neste “movimento” para beneficiar o futuro!